Vamos juntos em defesa da família

quarta-feira, 4 de maio de 2016

O perigo nas redes sociais que podemos evitar!

Século 21, marcado pela inovação tecnológica, agilidade e facilidade na troca de informações, a cada dia surgem novos smartphone, notebook, tablete que modernizam  as tecnologias, que passaram a fazer parte do nosso cotidiano, antes uma opção mas agora quase uma obrigação, tendo em vista a necessidade que temos de interagir com o meio que vivemos.
Com a revolução na forma de interagir, ágil e fácil, veio também a exposição desenfreada! A invasão de privacidade tornou-se uma realidade em nossas casas, não estamos mais seguros ao trancar a porta, um estranho pode estar convivendo dentro da sua casa sem que você saiba! Não é exagero, pois por meio da internet com as redes sociais (Facebook, Wathsap, twitter, instagran), qualquer um pode utilizar os conhecidos fakes (Perfil falso em rede social), para invadir a intimidade do seu lar, ao dar um smartphone e colocar um roteador disponibilizando wifi por toda casa, estamos dando espaço para esse risco, infelizmente nós estamos ajudando esses indivíduos.
Inúmeros casos de pedofilia, sequestros e homicídios tem sido divulgado nos jornais, a grande maioria tem origem na internet, onde o individuo monitora sua vitima e no momento oportuno ataca. Cabe a nós como pais e responsável por nossa família, proteger e defender nossos entes queridos.
Quero compartilhar três passos de prevenção que adotei e que recomendo aos amigos. Primeiro, devemos ter a confiança dos nossos filhos, somos o porto seguro e referencia deles em qualquer situação, com dialogo podemos entender e ajudar, assim já evitamos a maioria dos problemas. Segundo, como pais, devemos ter total acesso aos nossos filhos (rotina, amizades, senhas, preferencias), saber as senhas dos perfis nas redes sociais e poder acessa-los a qualquer momento e em qualquer lugar é o mínimo que podemos fazer (compre um tablete só para essa finalidade, instale os aplicativos e faça o login com email e senha do seu filho). Terceiro, coloque limite nos horários na utilização da internet em sua residência, determine um horário para desligar o roteador (Que deve estar em um local de acesso exclusivo seu, pai e mãe).
Parecem medidas radicais, porém não as vejo assim, entendo como medidas preventivas, dadas as vulnerabilidades dos nossos filhos e a facilidade que a tecnologia trouxe no século 21. É claro que nossos filhos não irão entender, mas se faz necessário adotar medidas que previnam possíveis situações indesejáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário