Vamos juntos em defesa da família

sábado, 21 de maio de 2016

A comunicação na família

Mais que necessária, em qualquer ambiente que estivermos inseridos a comunicação é fundamental para subsistência dos indivíduos. No âmbito familiar, não poderia ser diferente. Uma palavra mal compreendida,  pode gerar situações muito desagradáveis, por isso a máxima frase popular: Comunicação eficaz é quando o que dissermos foi compreendido.
Hoje, o principal mal na família não é uma má comunicação, mas sim, a falta dela. Em um mundo onde a tecnologia dita o ritmo das ações da população e uma geração de crianças e jovens que vivem totalmente ligados e conectados, reservar um tempo para sentar-se e conversar, passou-se a ser uma raridade entre os familiares.
Muitas vezes o pai e a mãe tentam uma aproximação, mas são barrados pela “burocracia” dos jovens, que ditam novos modelos de comunicar-se, extinguindo os padrões comuns praticados há séculos pela sociedade, isso só tem aumentado a distancia dos relacionamentos entre pais e filhos, e outras coisas têm suprido essas lacunas criadas, trazendo na maioria das vezes problemas graves (Drogas, prostituição, pedofilia, violência), na família.
Confia detalhes de  sua vida a uma amizade virtual passou a ser comum, os pais não passam de meros expectadores e provedores de suas vidas, isso tem me incomodado muito, ver famílias que não tem um relacionamento interpessoal próximo e fidedigno, e o pior, ver famílias destruídas por falta de dialogo, algo tão simples e necessário no nosso cotidiano, é muito triste e preocupante essa realidade, então a pergunta de ouro: O que fazer diante disso?

Acredito que devemos quebrar paradigmas e além de se adaptar ao mundo atual, prezar pelos valores antigos da família, respeito associado a uma boa conversa olhando nos olhos, expressando todo amor e carinho e demonstrando confiabilidade, sempre será importante no contexto familiar, dedicar tempo para ouvir é investir na confiança, claro que utilizar as redes sociais para comunicar-se faz parte do cotidiano também, porém temos que ter o contato físico e emocional com nossos filhos e entes queridos, ouvir, ver, sentir e confidencialidade, nunca devem faltar em nosso lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário