Vamos juntos em defesa da família

sábado, 4 de junho de 2016

Cultura do estupro ou oportunismo midiático?

Pensei, analisei vários artigos e refleti muito antes de escrever sobre esse tema, então, segue minha opinião sobre a tão discutida cultura do estupro.
Antes de escrever sobre esse assunto, vamos recapitular o porquê da discussão está tão em evidencia.
Nas ultimas semanas os telejornais noticiaram vários casos de abusos sexuais em universidades, onde alunas foram filmadas no banheiro e assediadas em estacionamentos, mas um caso em especifico tomou uma proporção maior dada a repercussão nas redes sociais e a forma que ocorreu, uma jovem de 16 anos, alegou ter sido abusada por 33 homens em uma comunidade no Rio de Janeiro, por meio do twitter um dos envolvidos compartilhou imagens do ato e no wathsap um vídeo viralizou, o fato repercutiu em todos os jornais do Brasil e levantou uma discussão sobre a violência contra a mulher, dai surge um tema que está sendo muito discutido, a cultura do estupro, políticos, artistas, todos opinaram sobre o assunto, mesmo sem dominar o tema.
Antes de discorre sobre o tema é necessário definir alguns conceitos,  segundo o antropólogo Edward B. Tylor, cultura é todo aquele complexo que inclui os conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Assim, podemos definir então que cultura é um conjunto de ideias, comportamentos e praticas da sociedade, adquiridos de geração em geração por meio da convivência social. De acordo com o código penal Brasileiro, estupro é Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Então, após se ter a definição de cultura e estupro, podemos então analisar o termo cultura do estupro e construir  uma opinião.
Algumas pesquisa apontam que no Brasil a cada 11 minutos, uma mulher sofre abuso sexual, apenas 35% desses casos são denunciados. Diante dessa realidade, querendo ou não, ainda existe muita desinformação na sociedade quanto as formas de denuncias e o respaldo legal que as vitimas tem, falta informação e orientação junto a população.
Porém o que me causa desconforto é ver que debates sobre estupro são sazonais e oportunos, somente quando um caso vem à tona  é que surge movimentos em defesa da mulher, voraz como um leão para aparecer na mídia e oportunistas como abutres estraçalhando uma carcaça de uma animal abandonado, o que questiono é: Por que somente nessas horas é que tais movimentos resolvem aparecer? Por que esse tema não é discutido contidamente na sociedade em busca de soluções? Existe cultura do estupro ou oportunismo midiático?
Bem, o que me leva a ser critico em relação a esse tema é que se existe cultura do estupro no Brasil, só se configura quando o ato já foi consumado, ai algumas figuras resolvem aparecer para “defender’’ a mulher e gritar aos quatros cantos que vivemos uma cultura do estupro”, eu repudio qualquer forma de violência contra a mulher, abuso sexual, para mim é um absurdo monstruoso, quando uma mulher sofrer esse tipo de violência, sequelas físicas e psicológicas perduram sobre ela, às vezes nunca são superadas. Precisamos proteger a mulher desde sua concepção, pois se trata de uma das mais belas criação de Deus, delicada e com essência no amor e proteção à família. O que não podemos é banalizar
um assunto tão importante e usa-lo somente para se promover.
Quando se afirma que existe uma cultura, estamos afirmando que todo um povo ou sua grande maioria pensa e age assim, o que não é a realidade aqui no Brasil quanto ao estupro, o que falta são informações a sociedade e punição significativa aos que cometem esse tipo de crime. Por mais que uma sociedade seja conservadora e preze por padrões de moralidade sexuais consideradas fora de moda, ninguém aceita um estupro como natural ou que ocorreu porque a vitima facilitou, uma coisa é você comenta que tal fato poderia ter sido evitado se alguns comportamentos fossem diferentes, outra coisa, é dizer que a vitima mereceu sofre uma brutalidade como o estupro por comporta-se de tal maneira. Vejo que uma minoria na sociedade pensa assim mas grande parte da mídia e formadores de opinião usam essa minoria para se promover em cima do assunto, tornando uma ideologia totalitária de cultura do estupro.

O que precisamos não é bombardear a sociedade com noticias sazonais sobre a cultura do estupro, mas sim, torna isso um debate em todos os âmbitos da sociedade e instancias de poder, buscando medidas que acabem com essa pratica, proporcionando punições exemplares para extinguir por completo essa violência contra a mulher, além de medidas preventivas e educacionais, nas escolas, na comunidade, com o intuito de conscientizar a população e orientar  a não praticar tal violência. Em fim, chega de oportunismo, vamos agir continuamente em busca de nossos direitos em defesa da nossa família, chega de hipocrisia e oportunismo, o que precisamos é de medidas reais e concreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário